Cidade pólo da região centro-oeste de Minas Gerais, situa-se entre os 10 principais municípios do estado.
5ª cidade com melhor IDH - Índice de Desenvolvimento Humano do Estado.
Foi considerada, por estudo da Fundação João Pinheiro, como uma das dez melhores de Minas para investimentos e, conforme publicado pela revista Exame, entre as cem melhores do país.
Extensão: 716 km²
População: 200.636 (IBGE - 2004)
PIB (2002) R$ 1.213.238.000,00 (IBGE - 2002)
Empresas: 8.024 (2004)
Empregos: 36.319 (CAGED -2004) Eleitores: 128.601 (TRE - 2002)
Principais faculdades / universidades
FUNEDI / UEMG
Pitágoras / Campus Fadom
FACED - Faculdade de Ciências Econômicas de Divinópolis
Unifenas - Divinópolis
UFSJ / Campus Dona Lindu
SUPERFÍCIE
O território do Município possui uma área de 716 km², equivalente a 0,12% da área do Estado. Em extensão territorial, a área urbana possui 192 km².
LOCALIZAÇÃO
A sede do Município de Divinópolis situa-se na interseção das coordenadas geográficas 20º 8` 21” de latitude sul e 44º 53` 17” de longitude oeste. O Município limita-se ao norte com Nova Serrana e Perdigão; ao sul com Cláudio; a leste com São Gonçalo do Pará e Carmo do Cajuru; a oeste com São Sebastião do Oeste e Santo Antônio do Monte.
RELEVO
Geomorfologicamente o Município encontra-se situado na região das terras altas do Sudeste, na faixa hipsométrica entre 600 e 850 m de altitude. O relevo apresenta formações típicas de planaltos dissecados, como serras e mares de morros. As porções leste e noroeste do Município são caracterizadas por terras altas que constituem a Serra dos Caetanos. Nas porções leste e sudeste estão situadas as maiores áreas de várzea, onde predominam os terrenos de aluvião.
Geologicamente o Município é formado por rochas do Pré-Cambriano Arquezóico com baixa intensidade de mineralização.
A maior parte dos solos são formados de latossolos vermelhos e alaranjados e podzólicos vermelho amarelo, de textura argilosa. São solos profundos, porosos, meteorizados, pouco resistentes e de reação ácida. Caracterizam-se pela baixa fertilidade e pela secura durante o inverno.
Principais Serras: Conquista, Piteiras, Quilombo, Amparo, Simão Repuxo, Perobas, Sorocabas, Negra, Flechas, Boa Vista, Capoeira, Seriema e dos Caetanos.
VEGETAÇÃO
A vegetação predominante no Município de Divinópolis é a do Cerrado, caracterizada pela existência de um estrato arbustivo com árvores espaçadas, retorcidas, em geral dotadas de cascas grossas e suberosas e de raízes profundas, e pela existência de um estrato erbáceo-graminoso. Entretanto, o Campo Cerrado encontra-se, em grande parte, degradado pela atividade pastoril, que no Município é praticada de forma extensiva. Outro fator de degradação da vegetação é a ocupação urbana, mediante parcelamento do solo.
Observa-se ao longo de alguns córregos e em alguns trechos às margens dos rios Itapecerica e Pará formações de matas galerias.
CLIMA
O clima do Município esta classificado como Cwa mesotérmico, caracterizado por invernos secos e verões chuvosos. A temperatura média de inverno é de 16º C aproximadamente. A média do mês mais quente fica em torno dos 25º C. A microrregião de Divinópolis esta contida entre as isoietas 1.100 mm e 1.700 mm. Os meses entre dezembro e fevereiro são os mais chuvosos. Os meses mais secos são os de outono e inverno (de abril a setembro). A direção predominante dos ventos é a sudeste, na maior parte do ano, e a segunda dinâmica se dá na direção nordeste, durante os meses mais quentes.
HIDROGRAFIA
O Município de Divinópolis é banhado pelos Rios Pará e Itapecerica, tendo sua sede cortada por este último e seus afluentes. A bacia do Rio Pará é uma das mais importantes da bacia do Rio São Francisco, de regime tropical austral, abrangendo 16 municípios, com uma área de 234.347 km².
O Rio Pará nasce na Serra das Vertentes, próximo ao povoado de Hidelbrando no município de Resende Costa. Seus principais afluentes em Divinópolis são: Rio Itapecerica, Córrego Ferrador, Córrego da Divisa, Ribeirão do Choro e Ribeirão do Varão.
O Rio Itapecerica nasce no município de Itapecerica, no Morro do Calado, com a denominação de Rio Vermelho e, na junção dos rios Gama e Santo Antônio, passa à sua denominação de Itapecerica. Banha 03 municípios e corta Divinópolis em uma extensão de 29 km. Seus principais afluentes no Município são: Ribeirão Boa Vista, Córrego Buriti, Córrego do Paiol, Córrego do Nenêm, Córrego Catalão.
POLÍTICA
Prefeito
Vladimir de Faria Azevedo
Vice-Prefeito
José Francisco Martins
Vereadores
Adair Otaviano PMDB
Anderson Saleme PR
Beto Machado PSDB
Dra. Heloísa Cerri PV
Edmar Rodrigues PRTB
Edson Sousa PDT
Fabiano Tolentino PRTB
Geraldinho da Saúde PR
Paduano DEM
Pastor Paulo César PRB
Roberto Bento PTdoB
Rodyson do Zé Milton PSDB
Waldemar da Pamer PMDB
Deputados Estaduais
Domingos Sávio
Rinaldo Valério
Deputado Federal
Jaime Martins Filho
BOM, ESTE É UM PEQUENO E BREVE RESUMO DA NOSSA CIDADE.
*Fontes extraídas do site: www.gazetaoeste.com.br